Minha Lajeado

O Minha Lajeado é, antes de tudo, uma celebração à nossa abençoada cidade e a boa gente que aqui pertence. Do nosso patrono Fialho de Vargas até um recém nascido nos leitos do Hospital Bruno Born, são pessoas que vivem e viveram na nossa tão amada cidade.

Confira abaixo uma breve história sobre o que era e o que é a cidade de Lajeado.

O nome, Lajeado, é uma referência aos lajeiros (pisos cobertos por lajes) por onde, no passado, as águas do Rio Taquari e do Arroio do Engenho formavam cascatas.

O fundador e patriarca de Lajeado foi Antônio Fialho de Vargas. As terras do local foram inicialmente comercializadas pela imobiliária Batista Fialho & Cia.

Em 26 de janeiro de 1891 foi criada a Vila de Lajeado. Mas só em 20 de dezembro de 1939, a Vila de Lajeado foi elevada à categoria de cidade. Apesar disso, Lajeado comemora seu aniversário em 26 de janeiro de cada ano.

Com uma população superior a 80 mil habitantes, Lajeado se destaca no Vale do Taquari e no Rio Grande do Sul, sendo considerada a “Capital do Vale”. Estima-se que o Vale do Taquari tenha uma população superior a 350 mil habitantes.

Com um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,778, Lajeado é a uma das cidades com melhor qualidade de vida do estado. De acordo com o ranking da FIRJAN de cidades mais desenvolvidas do Brasil, Lajeado ocupa a 13ª posição, sendo a primeira do Rio Grande do Sul. A cidade também é apontada como a 7ª melhor cidade para se viver após os 60 anos em cidades entre 50 e 100 mil habitantes, ocupando o primeiro posto dentre os municípios gaúchos, de acordo com pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Predominam na região as etnias alemãs e italiana que colonizaram o local no fim do século XIX. Porém, também cabe mencionar que houve, em menor escala, uma colonização de luso-brasileiros e, mais recentemente, a região passou a receber uma maior quantidade de imigrantes e refugiados.

O Plano Diretor, Lajeado 2040, projeta o município para o futuro. Ele servirá para estruturar os bairros, a fim de diminuir o afluxo de pessoas para a região central. Mas além disso, também há a intenção de se estimular a ocupação do antigo Centro da cidade.

Enfim, Lajeado é uma cidade completa. Mas melhor do que isso, é um município em constante transformação. É um polo de investimento e geração de trabalho, mesmo no interior do Rio Grande do Sul. Tem belas paisagens e é banhado pelo Rio Taquari.

É aqui que se localiza a Universidade do Vale do Taquari que reúne milhares de mentes pensantes todos os dias. Sem sombra de dúvidas, Lajeado é um potência. É terra da ametista e tem uma população sonhadora e trabalhadora que se orgulha do município que construiu durante mais de 100 anos.

Enfim, nossa intenção com o “Minha Lajeado” é valorizar a nossa bela cidade e divulgá-la para o maior número possível de pessoas. Queremos enaltecer os bairros, dar dicas sobre o turismo regional e também participar mais ativamente da comunidade lajeadense.

Continue acompanhando a Pedó e saiba sobre as ações que envolvem a campanha “Minha Lajeado”.

Gostou do conteúdo? Compartilhe

Leia também

Ops! Parece que não há nada aqui.

ver mais posts