Bairro Olarias

O que você sabe sobre o bairro Olarias? Pois ele compõe o território mais a noroeste em relação ao Centro de Lajeado e apesar de ser mais um dos quase trinta bairros da nossa cidade, tem uma história única.

O nome, Olarias, é uma referência aos locais destinado à produção de objetos que utilizam o barro ou argila como matéria-prima. Apesar do nome ser no plural, o bairro teve apenas um único oleiro, Jacó Berwig Filho, que foi o primeiro e o único a se dedicar a essa atividade.

Já a primeira entidade religiosa que se organizou no bairro foi a Comunidade Evangélica, ainda no final do século XIX. Da Comunidade Católica Nossa Senhora Aparecida se desmembrou a de São José Operário. A primeira festa no novo prédio do Salão da Comunidade, ainda em construção, aconteceu em 12 de março de 1989 e as obras foram concluídas somente no ano seguinte, em 1990. Um novo Núcleo Católico se organizou em 1991, nas dependências do Esportivo Clube Olarias.

Hoje o bairro, além de ter uma praça, tem uma lagoa natural, oriunda de uma vertente de água, situada na Rua Paulo Emílio Thiesen.

É no Olarias que se localizam estabelecimentos como o Scooby-Doo Lanches, o Supermercado Olarias, a P&L Bazar e Papelaria, o Buda’s Delivery, a Vida & Farma, a Redemac Mezzacasa, o Country Clube, o Guinchos da Rota, a Vidraçaria Krämer, o Posto Augusti, a Farmácia Olarias e entre tantos outros pontos importantes.

Também é no Olarias que se localiza o campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSul) que é uma instituição pública federal brasileira, vinculada ao Ministério da Educação. Atualmente o IFSul conta com mais de dez unidades em atividade em todo o estado e, em Lajeado, foi inaugurado no ano de 2017.

Próximo ao IFSul de Lajeado se localiza o campo do Olarias, onde até hoje existe o prédio do Clube Esportivo Olarias. Acredita-se que esse local tenha mais de 80 anos.

Além disso, o bairro conta com uma Escola Municipal de Ensino Fundamental, a EMEF Nova Viena, ao lado da já mencionada lagoa.

A via com mais movimento é Rua Paulo Emílio Thiesen que se transforma em Rua João Goulart, na metade do bairro. Pelo Olarias também passa um trecho da BR-386 que serve como limítrofe entre o bairro Montanha.

O bairro é considerado um pouco distante do Centro do município, mas a existência de um discreto comércio na região compensa essa desvantagem. No Olarias existe uma predominância de terrenos e espaços para futuros loteamentos. O bairro é ideal para quem busca um imóvel mais em conta e gosta de tranquilidade. Também existem boas opções de apartamentos em empreendimentos como o Terracota Residence, que se destaca na paisagem do bairro.
Quer conhecer mais sobre o Olarias ou têm dúvidas específicas sobre o bairro? Fale com a Pedó! Será ótimo poder lhe ajudar. Conte com nós no que precisar!

Gostou do conteúdo? Compartilhe

Leia também

Ops! Parece que não há nada aqui.

ver mais posts