Bairro Carneiros
Oficialmente, o Bairro Carneiros existe por lei desde 1985 e sua história é bem curiosa, pois tem a ver com o nome da cidade.
Lá por volta de 1803, os irmãos João e José Inácio Teixeira dividiram suas sesmarias em duas fazendas, Carneiros e Lajeado, para administrar melhor.
Não se sabe ao certo a razão de uma das fazendas se chamar “Carneiros”, se se trata de um apelido ou sobrenome, contudo, o que se sabe é que as terras do bairro Carneiros são prósperas e cheias de histórias.
Hoje, o bairro Carneiros está em plena expansão, dando espaço para casas e loteamentos, como o Verdes Vales. Segundo o CENSO de 2010, o bairro conta com mais de 1.279 moradores, destes, 69% tem entre 15 e 64 anos.
Além de ser um bairro jovem em termos de infraestrutura e crescimento populacional, Carneiros tem aproximadamente 65 ruas, começando na Rua Bento Rosa e indo até as margens do Rio Taquari.
No bairro estão localizadas comunidades religiosas, escolas, clubes e uma ciclovia, sem falar que fica do ladinho da Universidade do Vale do Taquari – Univates. Essa, por sua vez, é a protagonista do desenvolvimento do Bairro Carneiros, pois a instituição vem usando das áreas do bairro para construir seus prédios e sedes tecnológicas.
O Ceva20 merece um parágrafo à parte aqui, pois além de ser ponto de referência no bairro, é um clube que faz parte da história, fundado por 20 amigos que gostavam de jogar futebol. Atualmente, toda a comunidade participa e se envolve nos sábados de futebol ou nas noites de jantar baile por lá.
Esse bairro é perfeito para aqueles que gostam de viver rodeados de amigos, que querem ver os filhos crescerem soltos e correndo pela rua, ou até mesmo para aqueles que sempre precisam pedir uma xícara de açúcar emprestado do vizinho.