6 dicas para guardar dinheiro e comprar seu apartamento
Comprar um imóvel é o objetivo de muitos. E essa conquista é maior quando planejado e dor de cabeça por conta de dívidas.
Mas para que isso ocorra de forma tranquila, sem perder o sono, você deve planejar e organizar o seu orçamento.
Então, confira agora as nossas dicas para que você consiga focar no objetivo de teu seu imóvel e comece a poupar hoje mesmo!
1. Conheça suas finanças
O primeiro passa é saber o quanto você ganha e o quanto você gasta, isso mesmo, é muito importante que você coloque essas informações no papel e de forma detalhada, pois é com base nessas informações que irá fazer o planejamento financeiro.
2. Tenha prioridades
Agora que já colocou no papel tim tim por tim tim dos seus gastos, você deve traçar prioridades. Separe os gastos que são vitais e aqueles que você pode repensar, em outro papel coloque as suas metas além do imóvel, como: viajar, trocar de carro. Ah! Não esqueça de colocar prazo para cada meta que deseja realizar.
É muito importante pôr no papel tudo, pois você conseguirá visualizar e ajustar com a sua realidade.
3. Quanto tempo necessito para juntar a grana?
Agora que você sabe o valor e tem prazo, chegou o momento de calcular direitinho quanto precisa poupar por mês ou por ano para realizar os seus objetivos.
Lembre-se, trace metas dentro da realidade ou até mesmo mude os prazos para que você não fique frustrado e consiga juntar a grana necessária para dar o primeiro passa na compra do seu imóvel!
4. Controle seus gastos
Agora vem a parte mais difícil, sim, porque é difícil resistir as tentações que passam na timeline do Facebook, do Instagram , ou até mesmo as lojas, aos bares…eitaaa a lista é grande!
Mas é muito importante que controle os impulsos e os seus gastos e para isso nada melhor que uma boa planilha ou um app de finanças para nos fazer segurar as rédeas.
5. Faça trocas inteligentes
Quando falamos em controlar gastos, logo pensamos: ah! Agora não posso mais comprar nada! Mas não é essa a ideia, o corretor é planejar-se financeiramente, controlar gastos e para isso você pode fazer trocas inteligentes.
Alguns exemplos de troca inteligente é, rever planos de celular, gastos com locomoção, mercado, etc.
6. Faça seu dinheiro dar frutos
Cada economia sua , vale muito, por isso, coloque ela no poupança ou aplique em investimentos e deixe lá até ter o valor suficiente para dar a entrada ou comprar seu imóvel. Evite aplicações de médio e alto risco. Mas lembre-se, existem outros gastos como documentação, decoração, mobília e por aí vai.